CONSEQUÊNCIAS DA EXPOSIÇÃO AO ESTRESSE TÓXICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOLÓGICO

Autores

  • Layra Eugenio Pedreira Universidade de Gurupi Autor
  • Luana Mendonça Marques Ramos Bueno Universidade de Gurupi Autor
  • Gabriel Santos Farias Universidade de Gurupi Autor
  • Pedro Henrique Rodrigues Camara Universidade de Gurupi Autor
  • Aline Almeida D'Alessandro Universidade de Gurupi Autor
  • Walmirton Bezerra D'Alessandro Universidade de Gurupi Autor

DOI:

https://doi.org/10.65013/rms.v1i1.9

Palavras-chave:

Experiências Adversas da Infância, Deficiências do Desenvolvimento, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Estresse Psicológico

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar a relação entre experiências adversas da infância (EAI) e o desenvolvimento de deficiências e transtornos do neurodesenvolvimento. Utilizou-se uma metodologia quantitativa, com análise de dados coletados de entrevistas e questionários aplicados a um grupo de crianças diagnosticadas com transtornos neuropsiquiátricos. Os resultados indicaram que crianças com histórico de EAI apresentaram maiores índices de estresse psicológico e maior prevalência de deficiências do desenvolvimento em comparação aos grupos de controle. A pesquisa concluiu que as EAI são fatores de risco significativos para o desenvolvimento de transtornos do neurodesenvolvimento, sugerindo a necessidade de intervenções precoces para mitigar os impactos do estresse infantil.

Biografia do Autor

  • Layra Eugenio Pedreira, Universidade de Gurupi

    Graduanda em Medicina, Universidade de Gurupi – Campus Paraíso do Tocantins. Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/3094097154508742, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0693-4261

  • Luana Mendonça Marques Ramos Bueno, Universidade de Gurupi

    Graduanda em Medicina, Universidade de Gurupi – Campus Paraíso do Tocantins. Lattes:
    https://lattes.cnpq.br/8860139413315507, ORCID: https://orcid.org/0009-0004-5108-1434

  • Gabriel Santos Farias, Universidade de Gurupi

    Graduando em Medicina, Universidade de Gurupi – Campus Paraíso do Tocantins. Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/0654425805045417, ORCID: https://orcid.org/0009-0008-9789-5467

  • Pedro Henrique Rodrigues Camara, Universidade de Gurupi

    Graduando em Medicina, Universidade de Gurupi – Campus Paraíso do Tocantins. Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/3370238648533551, ORCID: https://orcid.org/0009-0002-4072-9499

  • Aline Almeida D'Alessandro, Universidade de Gurupi

    Biomédica, Universidade de Gurupi – Campus Paraíso do Tocantins. Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/5984596701936413, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0966-6098

  • Walmirton Bezerra D'Alessandro, Universidade de Gurupi

    Biomédico, Universidade de Gurupi. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6896047576587048, ORCID:
    https://orcid.org/0000-0002-2897-9770.

Referências

ANDRADE, Célia; AVNCI, Joviana; OLIVEIRA, Raquel. Experiências adversas na infância, características

sociodemográficas e sintomas de depressão em adolescentes de um município do Rio de Janeiro, Brasil. Caderno

de saúde Pública, v. 38, n. 6, p. 1-18, 2022. Disponível em: chromeextension://

efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/csp/a/V7mdBSWV4BqcKK9FPP8NqXS/?f

ormat=pdf. Acesso em: 06 de novembro 2024.

CAMPOS, Dioclécio. The formation of citizens: the pediatrician’s role. Jornal de Pediatria, v. 92, n. 3, p. S23–

S29, 2016. disponível em: https://www.scielo.br/j/jped/a/8P96p9FSYQPxJ3Jg5FzQSJD/?lang=en. Acesso em: 07 de

novembro de 2024;

EICKMANN, Sophie; EMOND, Alan; LIMA, Marília. Evaluation of child development: beyond the neuromotor

aspect. Jornal de Pediatria, v. 92, n. 3, p. S71–S83, 2016. disponível em:

https://www.scielo.br/j/jped/a/8P96p9FSYQPxJ3Jg5FzQSJD/. Acesso em: 06 de outubro de 2024;

Felitti, Vicent; Anda, Roberto; Nordenberg, Dale et al. Relationship of childhood abuse and household dysfunction

to many of the leading causes of death in adults: The Adverse Childhood Experiences (ACE) Study. American

Journal of Preventive Medicine, v. 14, n. 4, p. 245-258, 1998. Disponível em:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9635069/. Acesso em: 06 de outubro de 2024;

SHERIDAN, Margaret; MCLAUGHLIN, Katie. Introduction to the special issue on childhood adversity and

neurodevelopment. Developmental Cognitive Neuroscience, v. 54, n. 1, p. 459-471, 2022. Disponível em:

https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC9019832/. Acesso em: Acesso em: 06 de outubro de 2024;

LINHARES, Maria Beatriz. Estresse precoce no desenvolvimento: impactos na saúde e mecanismos de proteção.

Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 26, n. 3, p. 368-374, 2016. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/estpsi/a/Sp37RNtbJQKzBPPTKBWJrfj/#. Acesso em: 12 nov. 2024.

LOTT, Abgail; WOODS-JAEGER, Ban. Dialectical Behavior Therapy for Pregnant Women. Clinical Trials, v. 5,

n. 1, p. 1-11, 2019. disponível em: https://clinicaltrials.gov/study/NCT03938350. Acesso em: 06 de novembro de

2024;

LUPIEN, Sonia; MCEWEN, Bruce; GUNNAR, Megan et al. Effects of stress throughout the lifespan on the brain,

behavior, and cognition. Nature Reviews Neuroscience, v. 10, n. 6, p. 434-445, 2009. Disponível em:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19401723/. Acesso em: 06 de novembro de 2024;

MILLER, Gregory; CHEN, Edith; PARKER, Karen. Psychological stress in childhood and susceptibility to the

chronic diseases of aging: moving toward a model of behavioral and biological mechanisms. Psychological Bulletin,

v. 133, n. 6, p. 985-1006, 2011. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21787044/. Acesso em: 06 de

novembro de 2024;

SHONKOFF, Jack; BOYCE, Wilson; MCEWEN, Bruce. Neuroscience, molecular biology, and the childhood roots

of health disparities: building a new framework for health promotion and disease prevention. JAMA, v. 301, n. 21,

p. 2252-2259, 2012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19491187/. Acesso em: 12 novembro 2024.

UNICEF. The State of the World's Children 2019: Children, food and nutrition. 2019. Disponível em:

https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/ma-alimentacao-prejudica-saude-das-criancas-em-todo-omundo-

alerta-ounicef#:~:

text=O%20relat%C3%B3rio%20Situa%C3%A7%C3%A3o%20Mundial%20da,est%C3%A1%20desnutr

ida%20ou%20com%20sobrepeso.. Acesso em: 12 de novembro de 2024;

VITRIOL, Verônica; SCIOLLA, Andrês; CANCINO, Alfredo et al. Cuidado Informado En Trauma: Un Modelo

Emergente Para El Abordaje Del Subtipo Depresivo Con Historia De Adversdad Infantil. Revista chilena de neuropsiquiatría,

v. 58, n. 4, p. 348–362, 2020. disponível em:

https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-92272020000400348&lng=en&nrm=iso&tlng=en.

Acesso em: 06 de outubro de 2024;

WAGNER, Rachel; REID-JONSON, Melissa; DRAKE, Brett et al. Parameterizing Toxic Stress in Early Childhood:

Maternal Depression, Maltreatment, and HPA-Axis Variation in a Pilot Intervention Study. Prevention Science, v.1, n. 7, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11121-022-01366-4. Acesso em: 07

de novembro de 2024;

Downloads

Publicado

08/07/2025

Como Citar

Pedreira, L. E., Bueno, L. M. M. R., Farias, G. S., Camara, P. H. R., D'Alessandro, A. A., & D'Alessandro, W. B. (2025). CONSEQUÊNCIAS DA EXPOSIÇÃO AO ESTRESSE TÓXICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOLÓGICO. Revista Medicina & Saberes, 1(1), 66-75. https://doi.org/10.65013/rms.v1i1.9