CONSEQUÊNCIAS DA EXPOSIÇÃO AO ESTRESSE TÓXICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.65013/rms.v1i1.9Palavras-chave:
Experiências Adversas da Infância, Deficiências do Desenvolvimento, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Estresse PsicológicoResumo
O estudo teve como objetivo investigar a relação entre experiências adversas da infância (EAI) e o desenvolvimento de deficiências e transtornos do neurodesenvolvimento. Utilizou-se uma metodologia quantitativa, com análise de dados coletados de entrevistas e questionários aplicados a um grupo de crianças diagnosticadas com transtornos neuropsiquiátricos. Os resultados indicaram que crianças com histórico de EAI apresentaram maiores índices de estresse psicológico e maior prevalência de deficiências do desenvolvimento em comparação aos grupos de controle. A pesquisa concluiu que as EAI são fatores de risco significativos para o desenvolvimento de transtornos do neurodesenvolvimento, sugerindo a necessidade de intervenções precoces para mitigar os impactos do estresse infantil.
Referências
ANDRADE, Célia; AVNCI, Joviana; OLIVEIRA, Raquel. Experiências adversas na infância, características
sociodemográficas e sintomas de depressão em adolescentes de um município do Rio de Janeiro, Brasil. Caderno
de saúde Pública, v. 38, n. 6, p. 1-18, 2022. Disponível em: chromeextension://
efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/csp/a/V7mdBSWV4BqcKK9FPP8NqXS/?f
ormat=pdf. Acesso em: 06 de novembro 2024.
CAMPOS, Dioclécio. The formation of citizens: the pediatrician’s role. Jornal de Pediatria, v. 92, n. 3, p. S23–
S29, 2016. disponível em: https://www.scielo.br/j/jped/a/8P96p9FSYQPxJ3Jg5FzQSJD/?lang=en. Acesso em: 07 de
novembro de 2024;
EICKMANN, Sophie; EMOND, Alan; LIMA, Marília. Evaluation of child development: beyond the neuromotor
aspect. Jornal de Pediatria, v. 92, n. 3, p. S71–S83, 2016. disponível em:
https://www.scielo.br/j/jped/a/8P96p9FSYQPxJ3Jg5FzQSJD/. Acesso em: 06 de outubro de 2024;
Felitti, Vicent; Anda, Roberto; Nordenberg, Dale et al. Relationship of childhood abuse and household dysfunction
to many of the leading causes of death in adults: The Adverse Childhood Experiences (ACE) Study. American
Journal of Preventive Medicine, v. 14, n. 4, p. 245-258, 1998. Disponível em:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9635069/. Acesso em: 06 de outubro de 2024;
SHERIDAN, Margaret; MCLAUGHLIN, Katie. Introduction to the special issue on childhood adversity and
neurodevelopment. Developmental Cognitive Neuroscience, v. 54, n. 1, p. 459-471, 2022. Disponível em:
https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC9019832/. Acesso em: Acesso em: 06 de outubro de 2024;
LINHARES, Maria Beatriz. Estresse precoce no desenvolvimento: impactos na saúde e mecanismos de proteção.
Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 26, n. 3, p. 368-374, 2016. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/estpsi/a/Sp37RNtbJQKzBPPTKBWJrfj/#. Acesso em: 12 nov. 2024.
LOTT, Abgail; WOODS-JAEGER, Ban. Dialectical Behavior Therapy for Pregnant Women. Clinical Trials, v. 5,
n. 1, p. 1-11, 2019. disponível em: https://clinicaltrials.gov/study/NCT03938350. Acesso em: 06 de novembro de
2024;
LUPIEN, Sonia; MCEWEN, Bruce; GUNNAR, Megan et al. Effects of stress throughout the lifespan on the brain,
behavior, and cognition. Nature Reviews Neuroscience, v. 10, n. 6, p. 434-445, 2009. Disponível em:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19401723/. Acesso em: 06 de novembro de 2024;
MILLER, Gregory; CHEN, Edith; PARKER, Karen. Psychological stress in childhood and susceptibility to the
chronic diseases of aging: moving toward a model of behavioral and biological mechanisms. Psychological Bulletin,
v. 133, n. 6, p. 985-1006, 2011. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21787044/. Acesso em: 06 de
novembro de 2024;
SHONKOFF, Jack; BOYCE, Wilson; MCEWEN, Bruce. Neuroscience, molecular biology, and the childhood roots
of health disparities: building a new framework for health promotion and disease prevention. JAMA, v. 301, n. 21,
p. 2252-2259, 2012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19491187/. Acesso em: 12 novembro 2024.
UNICEF. The State of the World's Children 2019: Children, food and nutrition. 2019. Disponível em:
alerta-ounicef#:~:
text=O%20relat%C3%B3rio%20Situa%C3%A7%C3%A3o%20Mundial%20da,est%C3%A1%20desnutr
ida%20ou%20com%20sobrepeso.. Acesso em: 12 de novembro de 2024;
VITRIOL, Verônica; SCIOLLA, Andrês; CANCINO, Alfredo et al. Cuidado Informado En Trauma: Un Modelo
Emergente Para El Abordaje Del Subtipo Depresivo Con Historia De Adversdad Infantil. Revista chilena de neuropsiquiatría,
v. 58, n. 4, p. 348–362, 2020. disponível em:
Acesso em: 06 de outubro de 2024;
WAGNER, Rachel; REID-JONSON, Melissa; DRAKE, Brett et al. Parameterizing Toxic Stress in Early Childhood:
Maternal Depression, Maltreatment, and HPA-Axis Variation in a Pilot Intervention Study. Prevention Science, v.1, n. 7, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11121-022-01366-4. Acesso em: 07
de novembro de 2024;
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Medicina e Saberes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.